Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

quarta-feira, 8 de julho de 2015

SÃO GONÇALINHO (ALÉKÈSÌ)


QUENTE.
Nomes Populares: Língua-de-teiú, Chá-de-frade, Vassatonga, Língua-de-lagarto, Erva-de-bugre, Flauta-de-saíra, Erva-de-lagarto, Pau-de-lagarto, Petumba.
Nomes Científicos: Casearia sylvestris Sw., FLACOURTIACEAE; Casearia punctata Spreng.; Casearia caudata Uitt.; Casearia ovoidea Sleum.; Casearia parviflora Willd.; Casearia samyda (Gaertn.) D.C.; Casearia subsessiliflora Lund.
Orixá: Oxossi.
Elementos: Terra/masculino.
Atrai pessoas, chama quem ou o que está longe. Limpa inveja e traz sorte.
Espécie disseminada pelas Américas, sendo encontrada do México até a Argentina. No Brasil, ocorre desde o Pará até o Paraná.
nas festas de candomblé é comum ver o chão do barracão forrado com as folhas de São-gonçalinho. Esta prática deve-se à crença de que as folhas dessa planta têm o poder de repelir "coisas negativas", por isso seus galhos são colocados também sob a esteira onde dorme o Iaô, por ocasiaão de sua iniciação, pra que este fique protegido das influências nefastas dos Exús e Eguns.
O São-gonçalinho é uma planta que goza de grande prestígio dentro dos terreiros Ketu, pois está ligado a Oxossi, orixá patrono da nação, daí esse vegetal estar sempre presente nos rituais de iniciação, banhos purificatórios, sacralização dos objetos dos orixás e sacudimentos, sendo também utilizado como "vestimenta para os orixás Oxossi e Ossaim".

Nos terreiros de umbanda, essa erva é dedicada a Ogum e considerada de grande poder mágico, não podendo ser queimada, pois atrai má sorte, daí não ser utilizada em defumações.
Acredita-se que as folhas de São-gonçalinho, sob a forma de chá, tenham propriedades calmantes e depurativas, e contenham princípios antiinflamatórios e analgésicos. Maceradas e usadas tópicamente, ajudam nos casos de picadas de cobras e insetos.

2 comentários: