Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

quinta-feira, 30 de julho de 2015

PITANGUEIRA (ÍTÀ)


QUENTE. 
Nomes científicos: Eugenia pitanga Berg., MYRTACEAE; Eugenia uniflora L.; Eugenia indica Mich.; Eugenia micheli Lam.;Myrtus brasiliana L.; Stenocalyx michelli Berg.
Orixás: Ossaim e Oxum.
Elementos: Terra/feminino. 
Atrai dinheiro, sorte, memória ancestral, afasta as más idéias.
Planta nativa brasileira, frutífera, encontrada nas diversas regiões do país, principalmente no Nordeste, Sudeste e Sul.
As folhas da pitangueira são usadas como provedoras de prosperidade; por isso, "nos dias de cerimônia pública, chamada 'xirê dos Orixás'- a festa, a distração dos orixás -, o barracão é decorado com guirlandas de papel, nas cores do deus festejado, o chão é cuidadosamente varrido, salpicado de perfumadas folhas de pitanga..." (Verger 1995:71), costume este praticado, principalmente, nas festas de Oxum. São também "usadas em sacudimentos e banhos para atrair coisas boas e prosperas".
Em Porto Alegre, os batuqueiros costumam usar as folhas da pitangueira em banhos de purificação para os filhos de Iansã.
Existe uma crença, entre as pessoas do interior, de que " na ceia de ano-novo, deve-se ter alguns galhos de pitangueira sobre a mesa, pois só assim o ano que vai iniciar sera farto e próspero".
Popularmente, as folhas desta mirtácea são consideradas adstringentes,aromáticas, balsâmicas e anti-reumáticas, sendo utilizadas em infusões no combate às diarréias e febres infantis.

Um comentário: