Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

segunda-feira, 20 de julho de 2015

NATIVO (PÈRÈGÚN)


QUENTE.
Nomes populares: Pau-d'água, Dracena, Coqueiro de Vênus. 
Nome Científico: Dracaena fragrans (L.) Ker Gawl., Liliaceae.
Orixá: Ogum.
Elementos: Terra/masculino.
Forte, atrai os ancestrais, ajuda a lembrar, a saber agir. Afasta inimigos.
De origem africana e muito difundida no Brasil, esta é, provavelmente, a planta mais popular nos candomblés afro-brasileiros. sua utilização é variada, entra no àgbo (pois é uma das folhas fixas), banhos para diversos fins, sacudimentos e diversos rituais.
Na iniciação dos filhos-de-santo, a folha do pèrègún é usada como sendo a primeira na composição do àgbo, sendo indispensável, uma vez que representa Ogum na "função de Asiwajú", aquele que toma a vanguarda, aquele que vai na frente dos outros, o que precede..." (Santos 1976:93).
Ao término dos dezessete dias em que transcorre a iniciação, é promovida uma festa em que o iniciado incorporará seu orixá, que dará seu nome publicamente. No dia seguinte ao decorrer da festa do nome do Orixá, pratica-se o ritual do panã, que consiste em reintegrar o iniciado à vida cotidiana, através da dramatização dos afazeres do dia-a-dia. Ao final desse ritual, uma folha de pèrègún é colocada nas mãos do Iaô e, sobre ela, é depositada uma brasa incandescente, pra ser, em seguida, resfriada com água de uma quartinha de barro. Neste ritual estão simbolizados os quatro elementos da natureza, o fogo contido na brasa, a água da quartinha, a terra representada pela folha de pèrègún, e a fumaça gerada retratando o ar.

Com freqüência, esta agavácea é utilizada em cercas vivas que circundam a casa de Ogum, ou ao seu pé são colocados os objetos rituais deste orixá. Podem, ainda, ser empunhadas pelos orixás durante as danças em substituição aos objetos simbólicos tradicionalmente utilizados, que  representam armas.
Na sacralização dos objetos rituais de Ogum, Oxossi, Ossaim ou Omolú, as as representações feitas em ferro são, também colocadas em fogo para que fiquem incandescentes e, em seguida, retiradas e resfriadas com água sobre folhas de pèrègún.
Utilizada, também, como planta ornamental, a dracena possui propriedades medicinais, que, macerada, sob a forma de banho ou em compressa, combate o reumatismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário