Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

domingo, 19 de julho de 2015

MANJERONA


FRIA.
Nome Científico: Origanum majorana L., LABIATAE
Orixá: Xangô.
Elementos: terra/feminino. 
Pacifíca, acalma, faz a pessoa pensar em seus defeitos e tentar melhorar. Privilegia os velhos. Bom para ter filhos.
Nativa do Nordeste africano, Oriente Médio e Índia, a manjerona tornou-se um condimento conhecido mundialmente e cultivado em diversas regiões da Europa e das Américas.
Reza a lenda que o filho de um Rei do Chipre, o príncipe Amáraco, era um rapaz extremamente dedicado à arte de criar perfumes e fragrâncias. Certa vez criou um perfume único, tão suave e agradável que ficou totalmente maravilhado com sua criação, no entanto, ao carregar o perfume num jarro, deixou-o cair ao chão e quebrar-se, perdendo o precioso perfume. A tristeza tomou conta do príncipe, que definhou até morrer. Nos céus, os deuses se apiedaram dele e fizeram de seu corpo sem vida uma planta muito aromática, chamada manjerona, e conhecida também como amáraco.  A bela história pode não ser verdadeira, mas a planta existe e é, de fato, muito aromática, além de ser rica em propriedades medicinais e benefícios. Seu nome é muito confundido com manjericão, devido à similaridade, e sua aparência lembra o orégano, fazendo a manjerona não ser tão conhecida como deveria.
Planta aromática utilizada nos candomblés em banhos purificatórios para os filhos de Xangô e "em defumadores para atrair boa sorte aos filhos-de-santo".
Segundo Cabrera (1992:488), das folhas recolhidas e postas a secar , juntamente com um coração de andorinha, prepara-se um pó que serve para fins benéficos. Acredita-se, ainda, que quando a manjerona cresce em abundância é sinal de prosperidade, mas, se murchar ou morrer, é presságio de ruína, e que um ramo de manjerona levado no bolso traz boa sorte.
Conhecida como condimento usado em quase todo o mundo, a manjerona possui também propriedades terapêuticas que estimulam o apetite, ajudam na digestão, combatem cólicas e ainda são úteis nos casos de debilidade do estômago, dispepsia atônica e flatulência. "Toda a planta é excitante. Contendo um óleo essencial, das propriedades aromáticas resultam as virtudes afrodisíacas que lhe são atribuídas. Tempero da cozinha erótica. Infusão estimulante. Erva propiciatória das bodas" (Sangirardi Júnior 1981:206)
Como utilizar a manjerona
Para fazer o chá de manjerona, basta colocar numa chaleira ao fogo com 1 litro de água, 2 colheres de sopa da erva. Deixe ferver por 10 minutos, então tampe e desligue. Quando o chá estiver razoavelmente morno, coe, coloque açúcar a gosto e estará pronto para o consumo. Para que a manjerona surta os benefícios esperados, procure consumir o chá de 2 a 3 vezes por dia.
Atenção
Salientamos que a erva é contraindicada em casos de gestação e lactação. Antes de iniciar qualquer tratamento, natural ou não, busque sempre a orientação de um médico de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário