Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

sexta-feira, 24 de julho de 2015

PIMENTA MALAGUETA (ÁTÁ)


QUENTE. 
Nomes Científicos: Capsicum frutescens L., Solanaceae; Capsicum brasillanum Clus.
Orixá: Exú.
Elementos: Fogo/feminino.
Estimula o poder da palavra, afasta inimigos, dá força, age na alma contra o mal.
Florescendo em todo o Brasil, onde é consumida em abundância, principalmentenos Estados do Norte e Nordeste, a pimenta-malagueta tem sua origem na América do Sul; todavia, na atualidade, é cultivada no Japão, Índia e África.
Ata ou ataré, para os nagôs, são nomes genéricos de vários tipos de pimentas das famílias das solanáceas e das zingiberáceas, comumente utilizadas para "esquentar" o orixá ou para trabalhos de feitiçaria que causem brigas, confusões e "queimações", atribuídos a Exú. Na cozinha baiana, a pimenta-malagueta é consumida em larga escala, nos pratos típicos como o acarajé, vatapá e moquecas, onde é tradicional o uso do termo "quente" para designar um alimento apimentado. Acreditamos que sua característica gún (excitação), utilizada no sistema classificatório dos vegetais (Barros199:104), originou a designação "quente" do vocabulário popular baiano.
Na santeria cubana, a pimenta-malagueta é atribuída também a Ogum e Ossaim. Todavia, na África, os iorubás a utilizam para trabalhos de magia, e dão-lhe os nomes de ata olóbènkàn, ata eye e ata sísebè (Verger 1995:644).
Carminativa e excitante do aparelho digestivo, as folhas da pimenta-malagueta, possuem propriedades terapêuticas que combatem inflamações na garganta,angina, uretrite, blenorragia, congestão cerebral e meningites. São usadas, ainda, para "amadurecer furúnculos e evitar queda de cabelo". O consumo de seus frutos é contra-indicado nos casos de gastrite, úlceras e hemorróidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário