Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

domingo, 5 de julho de 2015

FOLHA-DA-FORTUNA (ÀBÁMODÁ)


FRIA. 
Nomes Populares: flores-da-fortuna, folha-da-costa, erva-da-costa, folha-grossa, folha-da-vida, coirama, coirama-branca, coirama-brava, roda-da-fortuna, saião, saião-roxo, amor-verde, paratudo, planta-do-amor, sempre-viva, fortuna, milagre-de-São-Joaquim.
Nomes Científicos: Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken., CRASSULACEAE; Bryophyllum calcinum Salisb.; Kalanchoe pinnata Pers.
Orixás: Ifá, Oxalá e Xangô.
Elementos: Água/feminino.
Traz dinheiro,  fartura, filhos, amor, sabedoria, paciência, tranqüilidade.

A folha-da-fortuna é originária da África, nativa, também, das regiões asiáticas, foi introduzida há muito na América tropical, ocorrendo em todo o território nacional.
Em Ilê-Ifé, terra de Ifá, em território iorubá no sudeste africano, nas cerimônias para Obatalá e Yemowo, após os sacrifícios, as imagens desses orixás são lavadas com uma mistura de folhas, sendo uma delas o àbámodá (Verger1981:225), que também é conhecida pelos nomes iorubás erú òdúndún, kantíkantí e kóropòn (Verger 1995:641).
Àbámodá, segundo Dalziel (1948:28), em dialeto iorubá significa "o que você deseja, você faz"; todavia, quando chamada de erú òdúndún, (escravo de òdúndún), é considerada como folha e afim, que pode eventualmente substituir o òdúndún (Kalanchoe crenata (Andr.) Haw), segundo a cosmovisão jejê-nagô.
No Brasil, "alguns zeladores-de-santo consideram que a folha-da-fortuna pertence a Xangô"; todavia, uma grande maioria faz uso deste vegetal para diversos outros orixás, confirmando, desse modo, a tradição africana de que ela pertença aos orixás-funfun (originais), pois, quando um vegetal é usado para vários orixás é porque, com raras exceções, normalmente ele está ligado a Ifá ou Oxalá.
Uma característica dessa planta, é o surgimento de muitos brotos nas bordas das folhas, fato associado à prosperidade; por isso sua utilização é freqüente nos rituais de iniciação, àgbo, banhos purificatórios, sacralização dos objetos rituais dos orixás, "lavagem dos búzios e das vistas e para assentar Exú de mercado".

É uma planta sublenhosa, perene, carnosa, que cresce até 1,5 metros, suas flores são hermafroditas, penduladas, de cor verde-pálidas ou amarelo-avermelhadas. A parte utilizada da planta são as folhas frescas. Há séculos, a folha-da-fortuna é utilizada como medicamento pelos povos indígenas e ribeirinhos. Confira a seguir os benefícios e as indicações desta planta.

Propriedades medicinais

A folha-da-fortuna possui propriedades emoliente, cicatrizante e anti-inflamatória. A planta é rica em alcaloides, triterpenos, glicosídeos, flavonoides, esteróides e lipídios.

Os usos da folha-da-fortuna variam de acordo com o país onde é cultivada e com os povos que a utilizam. Por exemplo, no Equador, os habitantes locais usam a infusão das folhas da folha-da-fortuna no tratamento de ossos quebrados e hematomas internos; no Peru, indígenas misturam a folha com aguardente e utilizam a mistura para o tratamento de dores de cabeça; em algumas tribos da Amazônia, o suco das folhas frescas da planta é misturado ao leite da mãe, sendo utilizado para curar dores de ouvido, além da infusão da planta ser geralmente usada para infecções respiratórias, tosse e febre; em tribos africanas, o suco da folha misturado ao óleo de coco ou de andiroba é considerado uma loção eficaz para aliviar enxaquecas.

O uso tradicional da folha-de-fortuna para o tratamento de doenças infecciosas é sustentado por pesquisas que indicam que as folhas da planta possuem atividades antibacteriana, antiviral e antifúngica.

A folha desta planta é bastante suculenta e deve ser amassada para obter-se o suco, que é colocado diretamente em cortes, arranhões, queimaduras e outros ferimentos na pele.

Indicações

A folha-da-fortuna é utilizada em casos de coqueluche e demais afecções do aparelho respiratório; tratamento de furúnculos e queimaduras; tratamento de úlceras e gastrites; inflamações; feridas; dores de cabeça, estômago, dente, ouvido; infecções bacterianas.

Como utilizar a folha-da-fortuna?

Cataplasma – Aqueça a folha e coloque sobre o local afetado, no caso de furúnculos. Em caso de queimaduras ou outros ferimentos, faça uma pasta com a folha e coloque sobre a região machucada.
Suco – Bata no liquidificador uma folha com uma xícara (chá) de água. Tome duas vezes ao dia, entre as refeições.

Contraindicações

A planta não deve ser utilizada durante longos períodos de tempo ou por pessoas com deficiência no sistema imunitário.

Um comentário: