Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

sexta-feira, 17 de julho de 2015

MANJERICÃO (EFÍNRÍN)


FRIA. 
Nomes Populares: Manjericão-de-folha-larga, Manjericão-grande, Manjericão-de-molho.
Nomes Científicos: Ocimum basilicum L., LABIATAE
Orixás: Iemanjá e Oxum.
Elementos: Água/feminino.
Acalma o fundo da alma. Traz como que um banho refrescante e tranqüilo para a alma. Amor, dinheiro, sorte.
Originária da Ásia e da África, esta espécie vegetal encontra-se disseminada na Europa e nas Américas. No Brasil. é planta muito popular, cultivada ou encontrada em condição espontânea em todo país.
Suas folhas são usadas na Casa das Minas, culto jejê-mina no Maranhão, em uma mistura chamada de "banho de Natal", que combina diversas plantas aromáticas consideradas benéficas e atrativas de boa sorte (Pereira 1979:166).
Nos candomblés de origem jejê-nagô, o manjericão-de-folha-larga é, por alguns, associado a Iemanjá, por outros a Oxum, tendo até mesmo que o atribua a Exú.
Os africanos dão a esta folha os nomes efínrín ata, efírín wéwé, efínrín àjà, efínrín marúgbósányán e arùntantan (Verger 1995:701), e a utilizam em fórmulas litúrgicas e medicinais contra a varíola, vertigens e doenças de crianças (Verger 1995:181,197,229)
Existem várias espécies de manjericão, todas mais ou menos com as mesmas propriedades, indicadas, principalmente, no combate a gases e cólicas intestinais, diarréias, afecções das vias urinárias e respiratórias, amigdalite, faringites, gengivites, estomatites e aftas; todavia, é comum o seu uso como tempero na culinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário