Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

quarta-feira, 1 de julho de 2015

ERVA CAPITÃO (ÁBÈBÈ ÒSÚN)


FRIA.
Nomes Populares: Acariçoba, Pára-sol, Capitão, Lodagem.
Nomes Científicos: Hydocotyle banariensis Lam.,Umbeliferae; Hydrocotyle umbellata L. var. banariensis (Lam.) Spreng.; Hydrocotyle multiflora Ruiz & Pav.
Orixá: Oxum.
Elementos: Água/feminino.
Bom para amor, para unir casais, amigos. Para refrescar a alma angustiada. Consola o desespero.
Planta nativa nas Américas que ocorre, também, na àfrica do sul, medrando na beira dos rios, lagos e lugares úmidos.
Esta planta tem "folhas que lembram o formato do leque de Oxum"; é usada como paramento nas festas, daí a origem de seu nome nagô, ábèbè=leque, òsún=orixá Oxum. utilizada nos terreiros jejê-nagôs, em rituais de iniciação,àgbo e "banhos de prosperidade". É conhecida, também, pelo nome nagô akárò, cujo nome significa "dá poder aos cantos", ou popularmente como folha-de-dez-réis.
O decocto das raízes da erva-capitão combate as afecções do baço, fígado, intestino, diarréias, hidropisias, reumatismo e sífilis, bem como a plata toda, em uso externo, serve para eliminar sardas e outras manchas da pele. As folhas tomadas com leite funcionam como calmante e tônico cerebral.

2 comentários:

  1. Quando eu era criança e nascia os furungos, minha mãe pegava uma folha de capitão esquentava no óleo e colocava no furungo para que o mesmo estourasse e saísse o carnegão.. Demorava uns dois dias e sarava.....

    ResponderExcluir