Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

domingo, 19 de julho de 2015

MANGUEIRA (ÒRÓ ÒYÌNBÓ)


QUENTE. 
Nome Popular: Mangueira.
Nome Científico: Mangifera indica L., ANACARDIACEAE
Orixás: Ogum e Iroko.
Elementos: Terra/masculino.
Forte, ajuda a ganhar dinheiro, a ter intuições, desencadeia a memória ancestral.
Nativa da Índia, foi introduzida no Brasil onde aclimatou-se facilmente, sendo hoje encontrada em condição subespontânea ou cultivada em todo território nacional.
Nos dias de festas é costume espalhar folhas de determinado vegetal nos salões de candomblés, podendo ser as da mangueira, pois acredita-se que estas tenham poderes para "evitar demandas provocadas por elemento mal- intencionado". Emprega-se, também, em sacudimentos que acompanham ebós para melhorar a sorte das pessoas; todavia, os frutos são evitados pelos filhos de Ogum na nação Ketu, pois é um interdito para este orixá. Nos terreiros que cultuam Iroko e não possuem uma gameleira, que é a árvore preferencialmente consagrada a este orixá, a mangueira pode ser utilizada como substituta. Seus frutos entram nas oferendas das festas das Iabás, que ocorre no dia 8 de dezembro, dedicado a Oxum.
No culto jêje-mina, no Maranhão, é usada no banho das noviças. Nas casas-de-nagô no Pará, é atribuída a Oxossi, e nos candomblés de Angola e terreiros de umbanda, entra no preparo de banhos purificatórios, rituais de iniciação, lavagem de contas e de cabeça.
Em Cuba, a mangueira é conhecida entre os lucumis pelos nomes oro, eléso e orun béke, sendo atribuíada a Oxum e utilizada para todos os orixás. Existe uma crença entre os "santeiros" de que, quando a mangueira da frutos em demasia, é presságio de miséria (Cabrera 1992:484)
Utilizada tanto como alimento quanto em liturgia na África, este vegetal possui os nomes iorubás mángòrò e séri  (Verger 1995:693).
Terapeuticamente, as folhas da mangueira combatem a bronquite asmática, estomatite, gengivite e contusões. O chá do lenho da árvore serve para debelar leucorréia e diarréia. O fruto é rico em caroteno; todavia, é contar-indicado para pessoas com problemas renais. As folhas e os frutos, quando arrancados, liberam um líquido que, em algumas pessoas, provoca urticária, sendo combatida com a infusão das próprias folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário