Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

quarta-feira, 29 de julho de 2015

PIMENTA-DE-MACACO (BEJEREKUN)


QUENTE.
Nomes Populares: Pindaíba, Biriba, Pimenta-de-negro, Pimenta-da-guiné.
Nome Científico: Xylopia aromatica (Lam.) Mart. Annonaceae.
Orixá: Ossaim.
Elementos: Terra/masculino.
Afasta os abiku, afasta inimigos, dá força, age na alma contra o mal, traz boa sorte.
Planta nativa da América tropical, disseminada no Brasil em áreas de matas secas e cerrados com solos arenosos.

Bejerekun é o nome dado nas comunidades religiosas jejê-nagôs, aos frutos desta e de outras espécies de annonaceaes. Seu uso é extensivo a diversos orixás, e entra na composição do àgbo, em alguns "assentamentos", para plantar o axé do terreiro, na iniciação dos filhos-de-santo e no preparo de atin (pó) com fins benéficos.
Verger (1995:736) cita-a com os nomes populares de pimenta-do-reino, malagueta-preta e pimenta-da-guiné, e atribui as denominações iorubás èèrù, èèrùnje e olórin à Xilopia aethiopica (Dunal) A. Rich., a qual não conseguimos determinar se se trata de sinonímia científica ou espécie diferente do mesmo gênero; todavia, é utilizada liturgicamente no  Sudeste africano, em receitas para combater  diversos tipos de doenças.

O fruto aromático contém óleos essenciais e piperina. É utilizado como substituto da pimenta-do-reino, porém é mais suave e não provoca úlcera nem ardência nos casos de hemorróidas. É estimulante e combate gases intestinais. As folhas e as cascas, bem como os frutos, são considerados antiinflamatório, e utilizados na forma de chá para combater dores diversas.

2 comentários:

  1. Me permita confrontar: seu artigo, do ponto de vista do uso ritualístico, é perfeito mas, fica confuso quando vc usa o nome científico de outra planta. A pimenta-de-macaco do artigo, também é chamada de aperta-ruão, é uma piperacea e não uma anonnacea - possivelmente é a Piper aduncum, parente da Caapeba; o nome que vc usou é de outra espécie, até de outra família, assim como as fotos da fruta (grande, alaranjada) e das sementes (pimenta preta).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo!eles tem que buscar mais antes de passar algum conhecimento

      Excluir