Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

sábado, 25 de julho de 2015

ERVA DE SANTA LUZIA I (OJÚORÓ)


FRIA.
Nomes Populares: Alface-d'água, Flor-d'água, Mururé, Pajé, Lentilha-d'água
Nomes Científicos: Pistia stratiotes L., Araceae; Pistia occidentalis Blume.
Orixá: Oxum.
Elementos: Água/feminino.
Abre caminhos, acalma,  abre os olhos contra o mal, o azar, a inveja. Bom para o amor.
Nativa de regiões tropicais e subtropicais das Américas, da África e da Ásia, a alface-d'água é planta aquática que medra na superfície dos rios,  lagos e represas.
De grande importância para os babalaôs, esta é uma das ervas que compôem o amassi utilizado para lavar os cauris que são usados nos jogos divinatórios, e os olhos do "olowo" num ritual que simboliza o surgimento da visão extra sensorial. Nesta mistura, o ojúoró é associado a, pelo menos, sete tipos de vegetais diferentes. Entra nos rituais de iniciação dos filhos de Oxum, no àgbo e em banhos de purificação, sendo também utilizado para outros "orixás das águas", como Iemanjá, Nanã e Oiá.
Esta erva é muito utilizada na medicina caseira. Cruz(1982:416) afirma que " as folhas, depois de contusas, têm a propriedade de fazer amadurecer os abscessos dentro do mais curto espaço de tempo. A infusão das folhas serve para combater a hematúria, hemoptises, asma e moléstias da pele". Todavia, a população do interior costuma utilizar o sumo da alface-d'água para debelar inflamações oculares.

4 comentários:

  1. As pequenas gotas que a planta verte podem ser aplicadas nos olhos, são colirios naturais.

    ResponderExcluir
  2. Onde eu encontro essa planta para tratamento dos olhos. Por favor pode informar.

    ResponderExcluir