Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

quinta-feira, 9 de julho de 2015

GOIABEIRA


QUENTE. 
Nomes Científicos: Psidium guajava L., MYRTACEAE; Psidium guayava Raddi.; Psydium pyriferum L.
Orixás: Oxalá e Ogum.
Elementos: Ar/masculino.
Forte, fortalece o ânimo. Acalma a ansiedade, segura em casa marido fujão e mulher saideira.
Planta tropical, nativa brasileira, encontrada cultivada ou espontânea em todo o território nacional.
As folhas da goiabeira podem ser oferecidas ao animal  (quadrúpedes), antes do sacrifício, em substituição às da aroeira ou da cajazeira, e são atribuídas a Ogum. das hastes são feitos os "àtòri" (varas rituais) de Oxalá, utilizado na festa do pilão, e os "akidavi", varetas utilizadas na percussão dos atabaques. 


Em Cuba, segundo Cabrera (1992:439, a goiabeira recebe o nome lucumi kénku e tanto as folhas quanto os frutos são atribuídos a Exú e servem para trabalhos em encruzilhadas.
Verger (1995:40), referindo-se a plantas e nomes de origem estrangeira utilizados pelos iorubás na África, diz: "O nome Gúábà deriva do português goiaba (PSIDIUM GUAJAVA, Myrtaceae), fruta levada do Brasil. Suas folhas são usadas para tratar irritações da garganta e da boca...", Atribui-lhe, também, os nomes gúáfà, gúróbà e gúrófà (1995:711).
O fruto da goiabeira, comido ao natural, é rico em vitamina C e indicado nos casos de convalescença e tuberculos pulmonar. As folhas, principalmente os brotos mais tenros, em infusão, combatem a gastroenterite, a incontinência urinária e a diarréia.

 Nos casos de diarréia renitente, o caldo obtido com o cozimento da goiaba verde, em forma de clister, é de extrema eficácia.

 A planta é uma árvore de até 20 metros de altura comuns no Brasil. É cultivada em diversos lugares do mundo, podendo sobreviver a diversos solos e climas, além de reproduzir-se e frutificar-se relativamente rápido. As goiabas são muito apreciadas por pássaros e outros animais que, ao alimentar-se da fruta, carregam suas sementes e as dispersam por meio das fezes, ajudando a propagar a árvore.
As folhas e as cascas da goiabeira vêm sendo usadas por índios há alguns anos para fins medicinais. Suas propriedades relacionadas à cura e prevenção de doenças foram comprovadas por pesquisa e, desde então, vem sento muito utilizada pela medicina alternativa.

Os benefícios das folhas e das cascas da goiabeira

As folhas, quando mastigadas, podem prevenir e aliviar o mau hálito, além de evitar ressacas e dores de cabeça provenientes do consumo de bebidas alcoólicas, mas para este caso, devem ser mastigadas antes. O extrato das folhas, pode ser usado para o tratamento de candidíase através de duchas e esmagar as folhas e aplica-las em feridas, ajuda a evitar infecções e facilita a cicatrização. Além disso, podem ser usadas para regular disfunções menstruais, amenizando períodos de sangramento intenso.

Propriedades e usos medicinais

Atua como analgésico, adstringente, antibacteriano, antioxidante, cardiotônico, diurético, estimulante menstrual, fungicida, sedativo, tônico estomacal e vermífugo, sendo eficaz no tratamento e prevenção de candidíase, cólera, conjuntivite, dor de dente, dor de garganta, hemorragias, vertigem, vômitos, tosse e úlceras na pele.

A goiaba e o emagrecimento

Estudos mostraram que, após o consumo da goiaba por doze semanas, além de reduzir a pressão arterial, também reduziu os níveis de colesterol, de triglicérides, e de aumentar a taxa de HDL, que é considerado o colesterol bom. Seus efeitos foram relacionados ao alto teor de fibras e potássio.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo da fruta é contraindicado apenas em seu consumo excessivo ou para quem possui problemas intestinais ou aparelho digestivo.

2 comentários: