Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

terça-feira, 28 de julho de 2015

PARIPAROBA (EWÉ IYÁ)


FRIA. 
Nomes Populares: Caapeba, capeba-do-norte, Catajé, Malvaísco, Capeba-verdadeira.
Nomes Científicos: Pothomorphe umbellata (L.) Miq., Piperaceae, Piper umbellatum L.,  Pipper hilarinum – PIPERACEAE
Orixá: Iemanjá.
Elementos: Água/feminino.
Depura a alma, limpa o ambiente. Ajuda a enxergar inimigos.
Planta nativa do Brasil, que ocorre em locais úmidos e sombreados da Mata Atlântica, Nordeste e Sudeste do país.
Liturgicamente, esta "é a folha principal da nação Angola, por isso, utilizada para todos os inkices, desde Roximucumbi (Ogum) até Lembarenganga (Oxalá).
Na nação Ketu, a pariparoba, conhecida por ewé iyá (folha da mãe), é atribuída a Iemanjá, que em alguns mitos é a mãe de todos os orixás, por isso é utilizada tanto para Ogum, Oxossi e Xangô, considerados seus filhos míticos, quanto para os demais, inclusive Oxalá. É empregada nos rituais de iniciação e em banhos purificatórios. Utilizada em oferendas, serve como recipiente para depositar as iguarias oferecidas aos orixás.
Suas folhas são estimulantes e diuréticas, e com elas prepara-se chá para combater as afecções das vias urinárias. As raízes são utilizadas contra os estados febris, gastrites e debilidades orgânicas. as sementes secas e trituradas, misturadas ao óleo de linhaça, são aplicadas sobre furúnculos e abcessos para apressar o processo de maturação. É indicada, ainda, contra prisão de ventre, ingurgitamento do fígado e do baço, ulcerações sifilíticas, hemorróidas e reumatismo. 

Um comentário: