Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

quinta-feira, 16 de julho de 2015

MARACUJÁ (KANKÌNSE)


QUENTE. 
Nomes Populares: Maracujá-comum, Maracujá-de-garopa, Flor-da-paixão.
Nomes Científicos:Passiflora edulis Sims.,PASSIFLORACEAE.
Orixás: Oxumarê, Oiá e Ibeji.
Elementos: Ar/feminino.
Calma, tranqüilidade, limpa o mal. Desencadeia a memória ancestral. Ajuda a obter consolo. 
As diversas espécies de passiflora estão disseminadas pelo Brasil, medrando desde a Amazônia ao Sul do país. São nativas da América tropical e ocorrem também na África. Das muitas espécies existentes, provavelmente a mais popular é a Passiflora edulis Slims (maracujá-comum), de folhas trifoliadas, flores brancas e frutos arredondados e amarelos quando maduros; todavia, a Passiflora alata Dryand., segundo Correia Jr. & Ming & Scheffer (1991:108), é a única que consta da farmacopéia brasileira.
Nos candomblés, esta trepadeira é utilizada em banhos purificatórios e no àgbo dos filhos de Oiá, tendo por finalidade "acalmar os filhos-de-santo", uma vez que às pessoas dedicadas a este orixá é atribuído um temperamento muito agitado.
Verger (1995:704) acusa a existência da espécie Passiflora foetida L., a qual os africanos denominam de abíirumpo e utilizam com fins ritualísticos.
Na fitoterapia, o maracujá é empregado para acalmar as excitações mentais acompanhadas de insônia devido às suas propriedades sedativas e hipnóticas. Na forma de chá é diurética, desobstruinte, e indicado contra tumor e inflamação de hemorróidas em "banhos de assento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário