Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

quinta-feira, 30 de julho de 2015

FOLHA da COSTA (ÒDÚNDÚN)


FRIA. 
Nomes Populares: Saião, Folha-grossa, Paratudo, Erva-grossa.
Nomes Científicos:  Kalanchoe brasiliensis Camb. CRASSULACEAE; Kolanchoe crenata (Andr.) Haw.
Orixá: Oxalá.
Elementos: Água/feminino.
Limpa a casa e seus habitantes. Pacifica a família, traz dignidade, traz trabalho.
De origem brasileira, a folha-da-costa é encontrada, praticamente, em todo o território nacional, estando hoje aclimatada em diversas áreas tropicais de outros continentes.
Tanto no Brasil como na África, esta planta é dedicada a todos os orixás ligados ao mito da criação, conhecidos como òrisà-funfun, e, por extensão, é utilizada para os demais orixás.
Nos candomblés brasileiros é usada nos ritos de iniciação, como uma das principais plantas no àgbo, em banhos diversos, para compor oferendas feitas a Oxalá e nos sacrifícios de pombos, cágados, patos e galinhas-d'angola, quando a folha deve cobrir os olhos destes animais para que não vejam Ikú (a morte). Por gozar de grande prestígio entre os vegetais utilizados no culto, é exaltada na qualidade de folha calmante(èrò) no ritual da sasányìn, através de um dos versos de seu cântico: "ÒDÚNDÚN BÀBÁ T'ÈRÒ 'LÈ" (ÒDÚNDÚN, pai, espalhe a calma sobre a terra). Juntamente com outras ervas, também entra na mistura de plantas utilizadas para  "lavar os búzios e as vistas" dos sacerdotes que utilizam os jogos divinatórios.
Verger (1992:31) dá a fórmula de um "omieró" onde constam várias folhas,  entre elas o òdúndún, utilizado pelos babalaôs africanos para lavar os olhos antes da abrirem IGBÁDÙ (cabaça de Odú). Ainda Verger (1981:255) cita que, Ilésin de Ideta-Ilê, no culto a Obàtálá e sua mulher Yemowo, este vegetal é utilizado , em conjunto com outros, para lavar os objetos rituais, após os sacrifícios. Na África; é conhecido ainda pelo nome iorubá elétí (Verger 1995:685).
Na fitoterapia o saião é utilizado para debelar doenças pulmonares, porém o conhecimento popular afirma que, consumido em abundância, pode provocar pleurisia. A folha amassada e colocada sobre as ´reas contundidas alivia a dor, diminui o inchaço e promove uma r[ápida cicatrização, bem como, aquecida em azeite de oliva, acelera a maturação de furúnculos. Seu sumo, ingerido, combate úlceras e distúrbios estomacais.


2 comentários: