Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

terça-feira, 14 de julho de 2015

MARIANINHA (GÒDÒGBÓDÒ)


FRIA. 
Nomes Populares: Trapoeraba, Olhos-de Santa-Luzia, Marianinha (BA), Capim-gomoso, Maria-mole.
Nomes Científicos:Commelina diffusa Burm. f., Commelinaceae; Commelina  communis Benth.; Commelina aquatica J.K.Morton; Commelina agraria Kunth; Commelina longicaulis Jacq.
Orixás: Nanã, Omolú e Exú.
Elementos: Terra/masculino.
Amor, felicidade, fartura. Contra males da alimentação e da  canseira.
Planta nativa da América do Sul, dispersa em várias regiões tropicais e sub-tropicais do globo, apontada como invasora na Ásia e África tropical.
Tanto no Brasil quanto no continente africano, a Commelina diffusa é uma erva com utilidade litúrgica. Nos candomblés brasileiros, é usada em banhos para os orixás, quando colhidas em matas nas primeiras horas da manhã, e em trabalhos com Exú, quando colhidas sob sol quente em beiras de ruas e estradas.
Com a mesma finalidade, no Brasil, podemos citar a Commelina erecta L., (= Commelina elegans H.B.K. ou Commelina deficiens Hook.), que na África é conhecida pelos nomes ìlèkè òpòlò, itó ìpére, itópa ire, olójòngbòdú e olájàngbàlú (Verger 1995:654), e em Cuba tem as denominações lucumis ewe karodo, cotonembo, contolo e mini, sendo dedicada a Oxalá e a Iemanjá (o branco), e a Xangô (o lilás),servindo para lavar os "assentos" dos orixás femininos, lavar os olhos e para banhos benéficos (Cabrera 1992:365). Ainda na África, os nomes gòdògbò odò, àtòjò àtèrùn, omoníròganrògan são atribuídos à Commelina diffusa (Verger 1995:654).

Essa planta tem diversas utilidades na fitoterapia, e uma delas é a de combater afecções das vias urinárias. O cozimento das folhas é usado contra reumatismo, e o líquido que é extraído do fruto é utilizado, no interior, no combate às inflamações oculares. Suas folhas esmagadas são aplicadas sobre as tumefações produzidas por picadas de inseto.

Um comentário: