Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

sábado, 1 de agosto de 2015

TROMBETEIRA ROXA (ÈSÒ FELEJE)


FRIA.
Nomes Populares: Saia-roxa, Trombeta-roxa, Datura, Manto-de-cristo, Metel, Trombeteira, Trombeta-cheirosa, Cartucho-roxo, Zabumba-roxa, Nogueira-de-metel, Anágua-de-viúva.
Nomes Científicos: Datura metel L., Solanaceae; Datura arbórea, SOLANACEAE; Datura fastuosa Ness.; Datura carnucopaea Hort. Ex W.W.
Orixás: Exú, Ossaim e Oiá.
Elementos: Ar/feminino;
Homenageia e honra as mulheres, ancestralidade feminina, faz nascer filhos e netos.
Arbusto com mais de um metro de altura, que produz flores no formato de trombeta com cálice tubuloso róseo. Originário da Ásia e África, é encontrado no Brasil, com mais freqüência nas regiões nordeste e sudeste.
Utilizada em banhos, sempre misturada com outras folhas, a trombeta-roxa é também usada em trabalhos com Exú. É vedada aos adeptos a aproximação desta planta, que muitas vezes modificam seu caminho quando encontram este arbusto; por isso, apenas os sacerdotes mais qualificados podem coletá-la. Sob a forma de decocto é utilizada pelas mulheres iniciadas em lavagens para combater afecções vaginais.
Conhecida pelos africanos iorubás como apikán (Verger 12995:660), é utilizada em diversos trabalhos, a maioria com finalidades maléficas, tais como: "trabalho para enlouquecer alguém", "trabalho para envenenar alguém" e "trabalho para fazer alguém vomitar e ter diarréia" (Verger 1995:415,421,423).
Tratando-se de planta tóxica, seu uso medicinal é recomendado, de preferência externamente, em banho feito com o decocto das folhas, para combater o reumatismo. Detém princípios alucinógenos próprios das daturas; daí, alguns autores afirmarem que seu emprego necessita de cautela.

3 comentários:

  1. Conheci, quando criança, uma variedade dessa planta inflorescência se dava por duas flores, uma encaixada dentro da outra. Na minha região, nordeste de minas, ela era usada no tratamento da asma. Das flores - secas na sobra - os asmáticos vaziam cigarros para fumar na superveniência das crises.

    ResponderExcluir
  2. Conheci, quando criança, uma variedade dessa planta inflorescência se dava por duas flores, uma encaixada dentro da outra. Na minha região, nordeste de minas, ela era usada no tratamento da asma. Das flores - secas na sobra - os asmáticos vaziam cigarros para fumar na superveniência das crises.

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe é chilena e mem ensinou esse tratamento tbm. Que legal!

    ResponderExcluir