Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

domingo, 23 de agosto de 2015

MALVA-BRANCA (ÀSÍKÙTÁ E EFIN FUNFUN)


FRIA.
Nomes Populares: Guanxuma, Malva-veludo, Guaxima, Malva.
Nome Científico: Sida cordifolia L., Malvaceae
Orixá: Oxalá.
Elementos: Ar/feminino.
Encontrada em áreas tropicais de vários continentes, esta planta é nativa das Américas e ocorre do sul dos Estados Unidos até a Argentina. NoBrasil é encontrada em grandes concentrações nos Estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
Conhecida também nos candomblés brasileiros pelos nomes de efin, esta planta entra na composição de àgbo e em banhos purificatórios nas casas-de-santo. Sendo utilizada por todos, principalmente aqueles ligados a Oxalá, Iemanjá, Oxum e Oxossi; todavia, nos batuques rio-grandenses, esta planta é utilizada em banhos e rituais para Xapanã.
Empregadas na liturgia pelos iorubas, é conhecida na Nigéria pelo nome èkuru oko (Verger1995:720).
Benefícios e indicações de uso da malva: A malva auxilia no tratamento dos casos de aftas, bronquites, catarros, faringites e tosse, além de infecções na boca, garganta e laringe e alivia o mau hálito. As compressas das folhas da planta servem para tratar queimaduras de sol; gargarejos com o chá tratam inflamações da boca (gengivite e afta) e garganta. A planta é também utilizada no tratamento de úlcera, gastrite, prisão de ventre, emplastro para curar abscessos e cólicas intestinais. Quando usada em cataplasmas e compressas, a malva possui ação cicatrizante, amenizando acnes, furúnculos e deixando uma sensação de frescor na pele. As folhas da malva-branca possuem propriedades emolientes e, amassadas, são aplicadas sobre picadas de vespas. O decocto das raízes é usado, externamente, para combater a blenorragia.


Um comentário:

  1. Muito importantante as informaçoes, tenho essa planta em meu quintal e nao sabia de seus beneficios.

    ResponderExcluir