Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

domingo, 9 de agosto de 2015

PIMENTA-D'ÁGUA (AWÙRÉPÉPÉ)


FRIA.
Nomes Populares: Pimentinha-d'água, Agrião-do-pará, Jambu, Treme-treme, Agrião-do-brasil, Jambu-açu.
Nomes Científicos: Spilanthes acmella (L.) Murr. Asteraceae (Compositae); Spilanthes arrayana Gardn.; Spilanthes melampodioides Gardn.; Spilanthes pseudo-acmella (L.) Murr.; Acmella linnael Cass.; Verbesina acmella L.
Orixás: Exu (flor), Oxum e Oxalá (folhas).
Elementos: Água/feminino.
O agrião-do-pará é uma planta nativa da América do sul, que ocorre. praticamente, em todo o Brasil.
Dentre suas várias finalidades nos rituais jejê-nagôs, awùrépépé é utilizado no àgbo e, juntamente, akonijé (Aristolochia cymbifera), entra na "mistura do segredo da fala dos orixás". Considerado eró (de calma), "é uma folha boa para banhos de prosperidades e para lavar os olhos e os búzios". Suas flores estão ligadas a Exu; todavia, é um vegetal de destaque na liturgia, sendo visto como extremamente benéfico e exaltado no korin ewé (cântico sagrado):AWÙRÉPÉPÉ PÈLÉPÈLÉ BEÓ significando, AWÙRÉPÉPÉ ,sensatamente, abençoe-nos.
Utilizada na cozinha popular do norte, esta planta entra no preparo do tucupi, iguaria da culinária paraense. Como medicamento natural, suas folhas são utilizadas para combater o escorbuto, a anemia e as dispepsias. O extrato das flores é aplicado sobre o dente cariado para eliminar a dor, e o xarope feito com as folhas é utilizado como expectorante infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário