Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

TANCHAGEM (EWÉ ÒPÁ)



FRIA. 
Nomes Populares: Transagem, Tansagem, Acatá, Carrajá, Tanchagem-terrestre, Erva-de-ovelha, 
Nome Científico: Plantago major L., PLANTAGINACEAE
Orixá: Obaluaiê.
Elementos: Terra/masculino.
Não deixa faltar o alimento, para o corpo e a alma. Ajuda a valorizar gente e objetos.
Planta herbácea nativa do Brasil e disseminada por toda a América tropical. Considerada planta daninha, pois invade gramados e pastagens, t~em ocorrência em todo território nacional.
A tanchagem é usada nos rituais das casas de candonblé em banhos purificatórios e no àgbo dos filhos de Obaluaiê, por extensão, é utilizada também para Nanã e Oxumarê.
Para viciados em álcool, a população do interior costuma "utilizar de oito a nove pendões (inflorescência) de tanchagem, curtidos em aguardente por um período de uma semana. Depois esse líquido é coado e dado à pessoa, sem que ela saiba que a pinga foi preparada, para que ela deixe de beber". Acredita-se que o alcoólatra enjoara da bebida.
É uma planta da família das plantagináceas. Devido às suas propriedades medicinais, a planta pode ser usada no tratamento de diversos males. Confira a seguir as propriedades e os benefícios da tanchagem.

Propriedades da tanchagem

A tanchagem tem propriedades adstringente, antibacteriana, redutora da irritação, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, desintoxicante, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, sedativa, laxativa, tônica.
O chá das folhas da tanchagem serve como cicatrizante, auxilia no combate à diarreia, aos problemas gastrointestinais, dores de dentes, além de desinflamar os gânglios, boca e garganta. As folhas limpas e escaldadas em água fervente aplicadas sobre feridas ou úlceras têm efeito cicatrizante e também servem contra lepra, mordida de cão e queimaduras. O chá morno serve para banho de assento em caso de leucorreia.
As folhas em forma de cataplasma curam feridas, fístulas e hemorroidas. A infusão de folhas pode ser utilizada em casos de hemorragias nasais, retenção de líquidos e para eliminar a tosse e mucosidades.
As folhas e espigas cozidas são indicadas para curar algumas afecções hepáticas e estomacais. Por ser um ótimo cicatrizante, bochechar o chá da tanchagem é um excelente remédio para aftas.

Indicações:

Infecções de pele;
Picadas de inseto;
Diarreia;
Inflamações de mucosas (garganta, útero, intestino ou faringe);
Rinite;
Sinusite;
Gripes e resfriados;
Inchaço;
Acne;
Queimaduras;
Gastrite;
Disenteria;
Varizes;
Hemorragia.

Como usar a tanchagem?
A planta pode ser utilizada em forma de chá, de cataplasma, uso tópico e/ou na culinária.
Chá: Usar 20g de folhas de tanchagem para 1 litro de água fervente. Colocar a água para ferver e adicionar as folhas. Logo que começar a fervura, contar três minutos e desligar o fogo. Deixar descansar até amornar durante 15 minutos e filtrar. O chá deve ser consumido durante o dia.
Uso tópico: No tratamento de lesões da pele, macerar as folhas e aplicar no local entre três e quatro vezes ao dia.
Culinária: Adicionar as folhas aos molhos.
Cataplasma: Aplique as folhas amassadas sobre a ferida por dez minutos e troque-as a seguir. Aplique três vezes ao dia.
Efeitos colaterais
O uso da tanchagem pode causar sonolência, cólica intestinal e desidratação.
Contraindicações
É recomendado evitar o uso da planta durante a gravidez, lactação e em indivíduos com doenças cardíacas. O pólen da planta pode causar alergia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário