Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

sábado, 15 de agosto de 2015

ALFAVAQUINHA-DE-COBRA (RINRIN)


FRIA.
Nome Científico: Peperomia pellucida (L.)Kunth., Piperaceae
Orixás: Oxalá e Oxum.
Elementos: Água/feminino.
A alfavaquinha-de-cobra, conhecida na Bahia e Rio de Janeiro, é uma erva de origem africana que disseminou-se por todo o Brasil.Prolifera em lugares úmidos, sendo encontrada com facilidade em pedreiras, jardins, florestas sombreadas e mesmo em terrenos abandonados e beiras de calçadas.
Conhecida entre os erveiros pelo nome de orirí ou orirí-de-oxum, é fundamental nos rituais de iniciações e obrigações periódicas que ocorrem nos candomblés jejê-nagôs, entrando no àgbo de todos os orixás.
Verger (1992:30,31), citando um mito de Ifá, relata que: "Igbádù é a casa de Odú. Não se pode entrar na casa e olhar o interior, se não se esfregar antes os olhos com água de calma, composta de folha de òdúndún, tètè e rínrín, de limo da costa (karitê) e de água (contida no casco) de um caracol.
Todo babalaô que vai fazer o culto de Orumilá na floresta deve antes adorar Odù, sua esposa, no Igbádù, senão Orumilá não ouvirá seus pedidos e não saberá que este babalaô é seu filho".
É interessante notar a relação que essa erva tem com os olhos, seja no plano litúrgico, seja no fitoterápico. No plano litúrgico, ela pertence também a Oxum, que, na qualidade de Opará, é sincretizada com Santa Luzia, sendo ambas protetoras dos olhos. Na medicina popular, as pessoas do interior usam o sumo extraído do caule desse vegetal para combater irritações e inflamações oculares.

2 comentários:

  1. Bom Dia,gostei muito da descrição da Afavaquinha de cobra usei o sumo do caule diluído em água fervida,e também ferver as folhas verdes sem as sementes,para ganhar os os olhis, maravilha!

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia,gostei muito da descrição da Afavaquinha de cobra usei o sumo do caule diluído em água fervida,e também ferver as folhas verdes sem as sementes,para ganhar os os olhis, maravilha!

    ResponderExcluir