Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

VASSOURINHA DE OXUM (SEMIN-SEMIN) Misi misi



FRIA.
Nomes Populares: Vassourinha-doce, Vassourinha, Vassourinha-benta, Tapixaba.
Nomes Científicos: Scoparia dulcis L. Scrophulariaceae; Scoparia procumbens Jacq.; Scoparia ternata Farsk.
Orixás: Oxum e Iemanjá.
Planta nativa na América tropical. É encontrada em quase todo o território, principalmente nos Estados do Nordeste, Sudeste e Sul.
Conhecida popularmente entre os jêje-nagôs como vassourinha-de-oxum, esta planta tem diversas finalidades. Suas folhas são utilizadas em banhos purificatórios e sacudimentos. "Os galhos, dentro de um copo com água, sobre a mesa de jogo, servem para melhorar a clarividência e purificar o ambiente". suas raízes pulverizadas são empregadas no preparo de um sortilégio que é colocado sob a língua, com a finalidade de obter-se favores de outras pessoas.
Usada na liturgia iorubá, esta planta é conhecida pelos nomes òmisínmisín gogoro, mesénmesén gogoro, olómù yinrín, bímobímo e màyìnmàyìn, sendo empregada em "receita para acabar com a tosse", "trabalhos par persuadir as pessoas" e "trabalho para conquistar o coração de uma mulher" (Verger 1995:717,165,167,347.371)
O suco, a infusão ou o decocto deste vegetal é utilizado como fitofármaco para combater gripes, bronquites, catarro pulmonar, hemorróida e dores de ouvido. Considerada, ainda, emoliente, diurética, tônico do estômago e antifebril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário