Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

domingo, 11 de outubro de 2015

XIQUE-XIQUE (SÉRE OBA e ISÍN)


QUENTE.
Nomes Populares: Cascaveleira, Guizo-de-cascavel, Crotolária, Chocoalho, Maraca.
Nome Científico: Crotalaria retusa L., Fabaceae (Leguminosae)
Orixá: Xangô.
Elementos: Fogo/feminino.
Planta pantropical, nativa da Ásia, encontrada em diversos continentes e vastamente dispersa no território nacional.
Essa leguminosa é conhecida no candomblé brasileiro pelo nome nagô isín.
Seu fruto é uma fava que, nas “casas-de-santo”, é chamada de sékéré, porque quando seca, produz, ao balançar, um som parecido com o sere (objeto metálico em forma de cabaça com cabo, utilizado no culto a Xangô). Segundo alguns, é utilizada em oferendas ao Odu Obará, pra pedir prosperidade4 na vida. As folhas, “consideradas quentes, são usadas em banhos, juntamente com outras folhas frias para equilibrar a mistura”.
Na África, recebe os nomes àwíyán e òdòdó (Verger 1995:657), sendo conhecida  dos sacerdotes do culto de Ifá.

Outra espécie que ocorre no Brasil, e que tem a mesma finalidade litúrgica, é a C. pallida Ait. (=C. mucronata Desv. E C. striata DC.), que, embora os frutos sejam parecidos, as folhas divergem em seus formatos.  

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Em alguns Axés,
    o guizo-de-cascavel ou chocalho-de-cobra pertence a Iyabá Yewá, entrando em seus fundamentos.
    Os antigos diziam que a feitura desse Orixá era muito difícil e perigosa, pois em determinado momento Yewá ficava simplesmente irreconhecível e muito agressiva, se transformando em uma perigosa cobra venenosa que avançava sobre as pessoas. Um pequeno arranhão feito nessa fase, se abriam em feridas que levavam sete anos para cicatrizar. Nessa fase o iniciado deveria permanecer amarrado em cordas, devidamente imobilizado. Cabia ao babalorixá ou a iyalorixá, despachar e transmudar esse lado negativo do Orixá através de preceitos propiciatórios. As cordas tingidas de vermelho, que envolvem a Iyagbá Yewá durante suas aparições públicas no barracão fazem alusão a esse momento da iniciação das suas sacerdotisas. Sendo um elemento expressivo e importante da sua paramentação.

    ResponderExcluir