Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

quarta-feira, 24 de junho de 2015

MILHO & CABELO DE MILHO (ÀGBÀDÓ)


Quente.
Nome Popular: Milho.
Nome Científico: Zea mays L.,GRAMINACEAE.
Orixás: Ogum, Oxossi, Xangô, Ayra, Iemanjá e Oxalá.
Elementos: Terra/masculino.
O milho é uma planta originária da América. É encontrado na Europa, Ásia e África, onde é utilizado para fins alimentares. 
Traz dinheiro, emprego, filhos, esposas, família, prosperidade. Instala o dinheiro no bolso. Elimina a negatividade dos inimigos.
Suas sementes são de uso básico nas  casas de candomblé, seja na culinária dos orixás, seja na alimentação cotidiana da comunidade.
O milho branco - àgbàdó funfun -  é empregado no preparo de acaça  (manjar envolvido em folha de bananeira) e ebô (milho cozido) para Oxalá, Iemanjá e outros orixás. Com a mesma massa usada para o acaça, prepara-se o dengüé (mingau, refeição matinal do ìyàwó).
O milho vermelho - àgbàdó pupa - serve para fazer o acaça vermelho (para Exú e Ogum), o axoxó (milho cozido) para Oxossi, Logum Edé e Ogum, e entra na composição do aluá, bebida fermentada de origem africana, servida em dias de festas nas casas-de-santo. 
O milho verde em espiga é proprio de Oxossi, sendo também oferecido a Xango Ayrá, no ritual da fogueira no dia 28 de Junho, véspera do dia  de São Pedro, santo católico com o qual este orixá é sincretizado. Serve, também, para fazer uns bolinhos semelhantes ao acarajé, que são apreciados por Yewá.
a planta toda é atribuída a Oxossi, e as folhas usadas em defumação de terreiros e para "lavar os assentamentos de Exú"  para atrair prosperidade e fartura.
Na África, o milho é conhecido pelos nomes iorubás ìgbàdó, okà, yangan, erinigbado, erinkà eginrin àgbado, elépèè, ìjèéré (Verger 1995:737)

No Brasil e em todo o mundo, o milho é um alimento popular por seus valores nutricionais, além de sabor ímpar. Além de poder ser consumido diretamente ao ser cozinho, ele também é utilizado como ingrediente base na fabricação de muitos outros alimentos, como farinhas, biscoitos e bolos. Durante o preparo, muitas pessoas tiram a casca que protege o milho, arrancam seus cabelos e o cozinham, jogando o restante no lixo. No entanto, o milho é um alimento que pode ser considerado até mesmo sustentável, já que tudo dele pode ser reutilizado. Sua casca, por exemplo, serve para abrigar doces de milho e muito mais, e seu cabelo ao ser fervido transforma-se num chá com diversas propriedades benéficas ao organismo.

Quais os benefícios?

O chá de cabelo de milho proporciona diversos benefícios ao organismo. Os mais conhecidos são: seu eficiente combate às infecções do trato urinário, infecções renais, auxilia no tratamento de distúrbios cardíacos e desintoxica o sangue e o organismo. 
Para quem deseja emagrecer o chá de cabelo de milho também é uma excelente opção, pois seu consumo regular reduz a retenção de líquidos no organismo, diminuindo o inchaço e o excesso de peso. Quem possui dificuldades em perder peso, aliando o chá com uma dieta balanceada e exercícios aeróbios regulares, pode eliminar até 3 kg por semana.
É importante ter consciência de que, embora seja realmente um excelente chá e traga muitos benefícios para o organismo, não age sozinho. Caso sofra de cistites graves, infecções recorrentes e problemas cardíacos sérios, não hesite em buscar auxílio médico. Apenas um profissional capacitado, juntamente com os exames necessários, pode de fato diagnosticar o que você está passando e receitar o melhor tratamento. Antes de iniciar qualquer tratamento medicinal – mesmo os naturais – informe-se com seu médico de confiança para saber se determinado item é compatível com seu organismo, haja vista que cada corpo é único e responde de formas diferentes.

Preparando o chá

Retire do milho seus cabelos, lave bem e deixe secar ao sol. Então, coloque uma colher e meia de sopa de cabelos de milho numa chaleira, juntamente com 200 ml de água filtrada. Deixe ferver por 10 minutos e então desligue com a chaleira tampada. Após o chá descansar por mais 10 minutos, o coe, adoce a gosto e beba quando a temperatura estiver agradável. Ele pode ser consumido normalmente uma ou duas vezes ao dia, sendo recomendada a segunda opção para pessoas que retém líquidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário