Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

quinta-feira, 11 de junho de 2015

CARQUEJA (KÀNÉRÌ)


Quente. 

Nomes Científicos: Baccharis gemistelloides – COMPOSITAE; Baccharis trimera

Orixá: Oxossi.

Elementos: Terra/masculino.

Originária do Brasil, esta planta com propriedades medicinais é bastante utilizada na forma de chá para tratar diversas condições de saúde, dentre as quais a melhoria da circulação sanguínea e da digestão, além de facilitar o processo de emagrecimento.

Popular por causa de seu gosto amargo, a carqueja é uma grande aliada da nossa saúde. Os benefícios proporcionados por esta planta se devem a algumas de suas substâncias, como as saponinas, os compostos fenólicos, flavonas e flavonoides.

Os benefícios da carqueja: A carqueja foi reconhecida cientificamente por baixar o nível de glicose no sangue, mas os seus benefícios não param por aí! O uso da planta também pode auxiliar no tratamento de casos como os seguintes:

Fortalecimento do estômago;
Funções intestinais;
Afecções febris, gástricas, intestinais, das vias urinárias, hepáticas e biliares;
Purificação do sangue;
Ajuda a combater as inflamações;
Combate a má circulação;
Auxilia no combate ao reumatismo;
Combate a impotência sexual masculina;
É eficaz contra os sintomas de resfriados e gripes, inclusive como antitérmico;
Diurético e depurativo recomendado também contra diarreia e fraqueza orgânica.

A carqueja também ajuda a emagrecer!

Além dos benefícios anteriormente citados, a carqueja também auxilia no processo de emagrecimento, principalmente se for tomado antes de uma ocasião de comemoração em que possa ocorrer abuso alimentar, pois ajuda a diminuir o apetite. Além disso, o chá da planta sem açúcar vem sendo utilizado como um complemento a uma dieta equilibrada prescrita por nutricionistas.

Como preparar o chá de carqueja?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pela carqueja, basta preparar um chá com as suas folhas, seguindo a seguinte receita:

Ingredientes:

– Duas colheres de sopa de folhas picadas de carqueja;
– 500 ml de água.

Modo de preparo: Adicione os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Tampe, espere amornar, coe e beba em seguida. Recomenda-se a ingestão diária de até 3 xícaras deste chá por dia.

Precauções: O chá de carqueja é contraindicado durante a gravidez e amamentação e não deve ser utilizado em doses elevadas, pois pode causar indigestão.

( abortiva ) – Com ela , cada um acha seu lugar . Faz com que se entre em si e quando , limpa-se o interior .

Nos candomblés do Rio de Janeiro e da Bahia é chamada de carqueja-de-santo e utilizada no àgbo e banhos para os filhos de Oxossi; já no Batuque do Rio Grande do Sul afirmam que "no Ijexá esta planta pertence a Obaluaiê,e com seus galhos é confeccionada uma vassoura quE serve para sacudimentos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário