Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

sábado, 12 de setembro de 2015

TAMARINEIRO (ÀJÀGBAÓ)


FRIA.
Nome Científico: Tamarindus indica L., Leguminosae-Caesalpinloldeae
Orixás: Oxalá e Xangô.
Elementos: Ar/masculino.
Planta de origem africana, encontrada subespontânea em áreas tropicais e subtropicais, adaptando-se com facilidade em diversos tipos de solos.
Árvore de grande porte, o tamarineiro, no Brasil, é tido como sagrado e atribuído a Oxalá, daí algumas vezes ser chamado também de igi iwin. Segundo Santos, "os espíritos que residem em algumas árvores consideradas sagradas são chamados de Iwin... Todas as sacerdotizas de Òrisàlá, por exemplo, trazem o nome de Iwin (Iwin tólá, Iwin muiwá, Iwin solá, Iwin dùnsí etc.)" (1976:76,35). Alguns sacerdotes também associam o tamarineiro a Xangô, utilizando suas folhas em banhos purificatórios e em sacudimentos.
Cabrera (1992:547), na ilha de Cuba, cita o tamarindus indica como uma provável árvore de Oxalá (Dueño: Obatalá[?]) atribuindo-lhe o nome lucumi iggi iyágbon.
Os iorubás no continente africano, dão a esta árvore o nome de àjàgbon (Verger 1995:727)

Suas folhas maceradas são utilizadas pela população do interior na higiene bucal cotidiana em substituição ao creme dental.Sob a forma de chá, em bochecho, é eficaz contra dores de dentes. A polpa do fruto, utilizada como refresco, é digestiva e laxante. Como "simpatia", utilizam-se folhas de tamarineiro colocadas sob o travesseiro para proporcionar sono tranqüilo às pessoas agitadas e que sofrem de insônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário