Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

domingo, 27 de setembro de 2015

CRISTA-DE-GALO (EWÉ OGBE ÀKÙKO)


QUENTE.
Nomes Populares: Heliotrópio, Borragem, Borragem-brava, Jacuacanga, Erva-de-São-Flacre, Aguaraá, Tiriri.
Nomes Científicos: Heliotropium indicum L., Borraginaceae, Heliotropium cordifolium Moench, Heliotropium horminifolium Mill., heliotropium foetidum Salisb., Heliotropium indicum D.C.
Orixá: Xangô.
Elementos: Fogo/masculino.
Originária da Ásia, a crista-de-galo é uma planta que ocorre na África e nas Américas; no Brasil, ela medra praticamente em todas as regiões.
Nos candomblés, em algumas casas, esta erva é utilizada para Oxossi, tendo ainda quem a use para Obaluaiê. Todavia, segundo informações colhidas em terreiros tradicionais da Bahia e do Rio de janeiro, esta planta, conhecida em Salvador pelo nome popular de bico-de-papagaio, pertence a Xangô. Suas folhas entram no oró (ritual de iniciação), no agbó e em banhos purificatórios dos iniciados. É ainda utilizada para preparar um caruru que é oferecido a Xangô.
Segundo Verger (1992:50/52), este vegetal, que na África é conhecido pelos nomes àgógo igún, ògún, ogbe àkùko, àkùko dúdú, àkùko funfun (Verger 1995:677), é citado nos mitos de Ifá e foi usado por Orumilá, juntamente com outras folhas, para acalmar a cólera das ìyámi contra a humanidade.
Em Cuba, a crista-de-galo é consagrada a Obatalá, e atribuem-lhe o nome lucumi aguéyí (Cabrera 1992:298). Todavia, Alguns “santeiros” atribuem este vegetal também a Oxum, sendo usado em banhos.
Na fitoterapia, é utilizada em gargarejos para combater aftas, ulcerações na garganta e faringe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário