Projeto do Fundo Social de Guarulhos estimula produção de hortaliças em pequenos espaços
Para aqueles que gostariam de ter uma área em casa destinada ao plantio de alface, agrião, almeirão, e não têm espaço, a Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos tem a solução: a horta piramidal.
O projeto elaborado pela equipe técnica de agricultura urbana consiste em adaptar em formato de pirâmide, garrafas descartáveis feitas com polietileno tereftalato – ou PET, cortadas em formas de funil e preenchidas com substratos orgânicos (terra vegetal, húmus de minhoca e compostos), para o qual posteriormente serão transplantadas e cultivadas as mudas de hortaliças sem adição de produtos químicos.
Construída em madeira, tendo como base as medidas 1,60 x 1,60m, por 1,70m de altura, a pirâmide ocupa 3,20 m² de área e comporta 180 garrafas PETs, com mudas. A irrigação é feita por gotejamento através de um sistema de mangueiras, bicos e registros, que proporciona a rega simultânea ou segmentada das hortaliças, com facilidade e rapidez no manejo.
Dessa forma o órgão pretende estimular a produção de hortaliças em pequenos ambientes como, por exemplo, apartamentos. Mais informações pelo telefone 2472-5178.
Nenhum comentário:
Postar um comentário