Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

domingo, 31 de maio de 2015

Osanyin não perdeu o segredo das folhas!



Uma antiga história yorùbá versa que Osanyin era o único Òrìsà que conhecia o segredo das folhas. Ele, por conta disso, foi considerado um dos grandes pais da botânica yorùbá, ganhando notório prestígio dentre todos. Sobre isso, não podemos esquecer que na sociedade yorùbá, as folhas possuem um papel determinante, sendo que para tudo no culto aos Òrìsàs as folhas são utilizadas, afinal, como diz o ditado "Sem folha não há Òrìsà". Mas, isso causava certo desconforto aos demais Òrìsàs, pois para tudo eles dependiam de Osanyin. Esse desconforto acometia principalmente Sàngó, o grande rei da cidade de Oyo. Sàngó sentia-se minorado por depender de Osanyin e, insatisfeito, lamentou-se com sua Ayaba à época, a grande rainha dos ventos, Yansan. 
Yansan sabia que os segredos da utilização das folhas, os incontáveis Ofós, eram guardados por Osanyin na copa de uma gigantesca árvore de Iroko. Osanyin, cuidadosamente guardava todos os mistérios que havia aprendido em uma cabaça, acreditava ele, que ali, na copa do frondoso Iroko ninguém jamais ousaria arriscar-se a lhe roubar, corroborava esse pensamento, o fato das Divindades possuírem grande medo e respeito pela árvore de Iroko, vez que essa árvore também é a morada de diversos espíritos, principalmente durante a noite. No entanto, Yansan não precisava sequer aproximar-se da árvore de Iroko, ela possuía o poder de comandar os grandes vendavais e assim, com o intento de deixar seu marido Sàngó, feliz, produziu uma tempestade de vento como nunca havia se visto antes. 
Todos ficaram com muito medo, muito medo mesmo. Certo momento, o vento chegou à árvore de Iroko, onde estavam guardados os mistérios das folhas e o exemplar de cada uma delas. O vento produzido por Yansan, fez com que a cabaça caísse ao chão espalhando todos os exemplares das folhas guardadas por Osanyin. O grande Deus da folha atordoado com aquilo, correu e conseguir pegar todos os Ofós (magias), por outro lado, cada Divindade começou a pegar os exemplares de folhas que se espalhavam por conta do vento. 
Desse modo, Yansan colheu folhas como Afere, Sango, pegou exemplares como Ipesanyin, Tanna-Tanna e Ewe Iná. Ogun, pegou folhas como Peregun, Odan e Araba. Osun atraiu-se pelas folhas de Osibata e Ojuro, seu filho, Logun-Ede, colheu muitas folhas de Bomimu e, assim, cada Orisa pegou um bom montante de folhas que hoje, são as folhas que destinamos a eles. Apesar disso, quando todos os Òrìsàs estavam cheios de folhas, eles se deram conta de que não sabiam como potencializar cada uma delas, eles perceberam que, apesar de estarem com tantas folhas, não sabiam exatamente o que fazer com cada uma delas e, continuaram dependendo de Osanyin. 
Por essa razão, até hoje, nós do Terreiro de Òsùmàrè, antes das obrigações, todos os filhos da casa louvam as folhas de Osanyin, para potencializar suas propriedades para que, posteriormente, elas possam ser utilizadas por todos os Òrìsàs. 

fonte: yle asé Òsùmàrè

sábado, 30 de maio de 2015

AROEIRA VERMELHA (ÀJÓBI, ÀJÓBI OILÉ e ÀJÓBI PUPÁ)


Quente.  

Nomes Populares: Aroeira-comum; Pimenteira do peru

Nomes Científicos: Schinus Therebenthifolius Radd., Anacardiaceae
Schinus molle – L . – ANACARDIACEAE
Schuinus aroeira Vell.

Orixás: Ossaim, Ogum e Exú.

Elementos: Terra/masculino.

A planta aroeira possui entre suas propriedades principais: 
Anti-inflamatórias;
Antifúngicas;
Antimicrobianas;
Antioxidantes;
Adstringentes;
Balsâmicas;
Cicatrizantes;
Depurativas;
Diuréticas;
Estimulantes
Tônicas.
Pode-se encontrar na constituição da planta aroeira, riqueza em flavonoides, esteroides, triterpenos e taninos, responsáveis pelas propriedades acima citadas.

Benefícios.
O uso da planta aroeira é indicado para diversos problemas e males, como os abaixo citados:
Azia;
Artrite;
Bronquite;
Candidíase;
Cistite;
Dores de dente;
Distensão de tendões;
Diarreia;
Febre;
Gastrite;
Íngua;
Infecções da região íntima;
Reumatismo;
Sífilis;
Tosse;
Úlceras.
É importante frisar que, embora estudos comprovem a eficácia do uso de aroeira no tratamento das doenças e males citados, não se deve em hipótese alguma medicar-se por conta própria, sem a orientação correta de um médico de confiança. Em alguns casos, apenas a medicina natural poderá não resultar na cura esperada, devendo ser coadjuvante em um tratamento medicamentoso ou farmacêutico. Sempre busque auxílio médico!

Modo de usar:
Para consumir a aroeira em forma de chá, leve ao fogo 1 litro de água, juntamente com 100 gramas de pó das cascas da planta. Deixe ferver por 10 minutos, então coe e aguarde amornar com o recipiente tampado. Quando a temperatura estiver adequada, beba meio copo do chá de aroeira, uma vez ao dia, e repita o procedimento até que o chá acabe.

Se você sofrer de infecções íntimas ou doenças sexualmente transmissíveis, como a candidíase, deverá optar pelo banho de assento. Leve ao fogo 3 colheres de cascas de aroeira picadas, juntamente com meio litro de água. Deixe ferver por 15 minutos, então coe e o despeje num recipiente limpo, no qual poderá sentar-se – sempre após a devida higienização da parte íntima, para não correr riscos de carrear bactérias – e o faça com a água razoavelmente quente, quase morna. Permaneça até 05 minutos após a água ter esfriado, então a jogue fora e repita o procedimento nos próximos dias, durante uma semana.

Livra do risco de raios , da ira das pessoas , abre o caminho do dinheiro , da profissão . As pessoas se revelam como realmente são . Ajuda a resolver dificuldades .

quarta-feira, 27 de maio de 2015

ALFAVACA de COBRA (ETÍTÁRÉ)


 Fria. 

Nomes Populares: Maricotinha; omolu; jaborandi-de-três-folhas; alfavacão

Nomes Científicos: Ocumum gratissimum, 
Piperomia pellucida – PIPERACEAE
Monnieria Trifolia L.,, Rutaceae
Albletia trifoliata Pers.
Monnieria trifoliata Aubl.

Orixá: Yemanjá.

Elementos: Água/feminino.

A alfavacão,  é uma planta de folhas grandes, medindo até 10 cm de comprimento. Sua coloração é verde escura e ela pode atingir até dois metros de altura. Sua origem é tida como o Oriente, mas é muito distribuída pelo Brasil, e sua multiplicação se dá por estaquia ou por meio das sementes. O aroma é bem parecido com o dos cravos, o que deu o nome popular de alfavaca-cravo.

Componentes e indicação; O eugenol, presente na alfavacão, é responsável pelo cheiro característico, e possui excelentes propriedades terapêuticas. Com ação antisséptica e analgésica, a planta é indicada para casos de resfriados e dores no corpo. O eugenol é usado atualmente nos consultórios odontológicos junto com o óxido de zinco para fazer curativos nos dentes.  O chá é eficaz no de tosse, bronquite, gripe, febre, inflamações da garganta e reumatismo.

Possui ainda ação carminativa, diurética e sudorífera. A alfavacão é muito empregada em algumas regiões como calmante em casos de nervosismo e paralisia. Alguns doceiros do nordeste brasileiro usam também para preparar seus doces, deixando um leve sabor de cravo.

Contratamento o usar?

Além de sua tradicional forma de consumo, o chá, muitas pessoas utilizam a alfavacão na forma de banho, que é indicado quando a musculatura fica dolorida por excesso de esforço físico ou quando acontecem torções.

Para preparar o banho, encha uma banheira com água bem aquecida e coloque algumas folhas de alfavacão. Entre e fique com o corpo submerso, deixando apenas a cabeça para fora, por 20 ou 30 minutos. Aos poucos a erva agirá deixando seu corpo mais relaxado e sem dores.

O chá pode ser preparado com a proporção de uma colher de chá da erva para cada xícara de água. Leve a água ao fogo e, quando ferver, adicione as folhas de alfavacão. Desligue e deixe em infusão por alguns minutos. Tome de duas a três xícaras por dia.

Para gargarejo ou banho, siga o mesmo procedimento de preparo, mas com a proporção de duas a três colheres da erva para cada xícara de chá de água.

De origem brasileira, ocorre desde as Guianas até os estados do Sudeste.
As folhas são empregadas nos rituais afro-brasileiros em banho purificatórios para os filhos de Yemanjá.

Aplica-se o suco desta rutácea nos casos de inflamações oculares, dores de ouvidos, afecções da bexiga, uretra e rins.  O infuso é usado, também, como antifebril,expectorante,diurético e antidiabético.
(ariri) – Traz amor , cria filhos e família . Traz dinheiro , alegria . Ajuda a absorver conhecimento .

ANGICO (TAPETE de OXUM)


Quente.

Nomes Populares: Planta da Vida; Jacaré (RJ); Rosa-pedra (RS); Sanguelavô cabeludo (BA)

Nomes Cientificos: – Piptadenia colubrina / Acacia angico – LEGUMINOSAS( jacaré) 
                                   Kolanchöe gastonis bonnieri Hamet & Ferr. Crassulaceae

Orixá: Oxum.

Elementos: Água/feminino.

Originária de Madagascar é utilizada em bordaduras de jardins ou vasos ornamentais. 
Nos cultos afro-brasileiros, emprega-se uma espécie de limo branco que é produzido nas folhase caules deste vegetal para lustrar os objetos de Oxum. As folhas entram nos rituais de iniciação, àgbo e banhos purificatórios dos filhos deste orixá.
Tira o mal e a maldade interna de cada um . É o espinho que rasga o próprio abcesso . Cicatriza . 




sexta-feira, 22 de maio de 2015

ARTEMÍSIA (Losna Selvagem)

 FRIA

Nomes Populares: losna brava,  matricária, artemija, rainha das ervas, erva de São João, camomila do campo, losna, isopo-santo, absinto, flor de são joão, urtemige e erva de fogo.


Nome Científico – Artemisia absinthium – COMPOSTAS
                               Artemísia vulgaris L.,
                               Ambrosia Elatior L.,Asteraceae (Compositae

Orixás: Exú e Ossaim

Elementos: Fogo/masculino.

– Limpa o mal . Propicia os sonhos , ajuda a imaginação , faz com que guias , deuses , animais sagrados se instalem . Boa para equilíbrio emocional.

Da mesma família do girassol e da camomila, a artemísia é conhecida por suas propriedades medicinais desde a Idade Média. Alguns conhecem a artemísia pelo seu tratamento para dores de cabeça, outros para artrite.

Princípios Ativos: óleos essenciais, adenina, colina e cineol.


Propriedades terapêuticas e medicinais: antianêmica; anti-inflamatória; antiepilética; antimalárica; analgésica; cicatrizante; digestiva; depurativa; estimulante; repelente; tônica; entre outras.

Benefícios A artemísia é popular entre as mulheres por ser uma excelente opção para aliviar dores ou tratar doenças do aparelho genital, além de reduzir cólicas uterinas e abdominais. Ainda é eficaz ao combater os sintomas da tensão pré-menstrual, a temida TPM, e pode prevenir dores menstruais e o aparecimento do câncer de mama.

Suas propriedades digestivas a tornam indicada também para auxiliar o tratamento de azia, gases, diarréia e indigestão. Os problemas respiratórios são comumente aliviados com o consumo da planta, especialmente a asma.

Além dos benefícios acima citados, o consumo da planta artemísia é indicado para dores de cabeça crônicas, enxaquecas, doenças e distúrbios renais, anemia, feridas, inflamações musculares e dores causadas pela artrite.

Contraindicações: O consumo da planta artemísia é fortemente contraindicado para mulheres em fase de gestação ou lactação, pois possuem substâncias abortivas e componentes fortes que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê. Em alta dosagem pode ser tóxica e jamais deve ser consumida crua. É importante lembrar que qualquer tratamento medicamentoso – seja ele de origem química, natural ou farmacêutica – deve ser acompanhado por um médico de confiança ou um especialista.

Modos de utilizar: Para beneficiar-se das propriedades da artemísia pode-se seguir diversas duas receitas, sendo uma para problemas de ordem interna do organismo, e outra para distúrbios capilares.

Chá de Artemísia: Leve ao fogo 1 litro de água, juntamente com 2 colheres de sopa de folhas da planta. Deixe ferver por 10 minutos, então abafe e desligue. Quando a temperatura estiver agradável para consumo, coe e adoce a gosto. Beba entre duas e três vezes ao dia.

Vinagre de Artemísia: Encha uma xícara de chá de vinagre branco, e nela coloque duas colheres de sopa das folhas da planta. Tampe e deixe repousar por 08 dias. Coe e utilize para enxaguar os cabelos, como forma de combate contra lêndeas e piolhos.

Atenção: O consumo abusivo, destrói os glóbulos vermelhos.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

ARRUDA (ATOPÁ KUN)


Quente

Nomes Populares: ARRUDA; Arruda Fedida; Arruda dos Jardins

Nome Científico: – Ruta graveolens     l.,  Rutaceae

Orixá: Exú

Elementos: Fogo/ feminino
                                
 Defende dos inimigos . Quebra o mau olhado, considerada tóxica e muito abortiva. Ajuda a abrir os olhos . Possui propriedades terapêuticas que combatem a clorose, paralisias, nevralgias, flatulências e incontinência urinária. Extingue o desejo sexual do homem, mas exacerba o da mulher.

Propriedades e benefícios da arruda

A arruda possui propriedades adstringente, analgésica, antiasmática, antiespasmódica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica, antiepilética, anti-histérica, antinevrálgica (redução de dores do sistema nervoso), antitetânica, carminativa (eliminadora de gases intestinais) e calmante.

Indicações:  A planta trata inflamações nos olhos e olhos cansados, insônia, pneumonia, onicomicose, prisão de ventre, feridas, piolhos, varizes, vermes, sarna.

É utilizada também em casos de atrasos menstruais, pois a arruda estimula o útero e provoca o sangramento menstrual. Mulheres grávidas não devem utilizá-la!

Como utilizar a arruda?:A arruda pode ser usada nas formas de infusão, maceração e tintura:

Infusão: Usar de 2g a 3g de folhas secas para um litro de água fervente. Tomar duas xícaras ao dia.
Maceração: Adicionar uma colher (café) de folhas em uma xícara (café) de água quente, deixar tampado por 5 minutos. Tomar três vezes ao dia.
Tintura para tratamento de sarna: Colocar um copo de folhas em um litro de álcool e deixar por uma semana.
Infusão para piolhos e sarna: Adicionar 20g de folhas frescas em um litro de água quente.
Para combater a conjuntivite: Amolecer as folhas da arruda com água mineral. Após isso, embeber um chumaço de algodão nessa água. Aplicar sobre os olhos fechados. As folhas também podem ser fervidas antes, mas devem estar em temperatura ambiente.
Para vermes: Deixar um litro de água ferver por 20 minutos e adicionar 150 gramas das folhas secas de arruda. Tampar de deixar descansar por 10 minutos. Coar e tomar o chá duas ou três vezes ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais:O chá de arruda não deve ser consumido por crianças menores de seis anos e nem por mulheres gestantes. O uso contínuo do chá pode acarretar riscos de problemas ao fígado e aos rins.

terça-feira, 19 de maio de 2015

FRUTOS, FLORES e FOLHAS de OBÁ


Fruto: obí . 

Flor: palmas vermelhas e amarelas. 

Folhas: 
Gbóròayaba – Ipomea pes-caprea Sweet , CONVOLVULACEAE – Salsa Brava. 

sábado, 16 de maio de 2015

ASSA-PEIXE


( QUENTE )
Nome Científico: – Eupatorium altissimum – COMPOSITAE 
                              Vernonia polyanthes Less., COMPOSITAE 

Orixá: Oxum

Elementos: Terra / masculino

Nos camdomblés Jêje-Nagô são utilizadas nos  rituais de iniciação, em banhos de purificação e na sacralização de objetos rituais do Orixá. Limpa coisas antigas, une sócios, familiares, faz aprender a conviver .   
É melífera e muito apropriada no combate às bronquites, pneumonias, gripes fortes, tosses rebeldes e afecções do aparelho respiratório em geral.                      

domingo, 10 de maio de 2015

ALAMANDA

( Fria ) –
Nome Científico: Allamanda cathartica L., Apocynaceae

Orixás: Omolú e Oxum.

Elementos: Fogo / Masculino.
                                                                                      
Utiliza-se suas folhas maceradas em forma de banhos para se combater sarnas e piolhos; para amor , felicidade , filhos , obter status , bens de raiz , empregos . Para subir na vida . 

ALGODÃO ( EWÉ ÒWÚ )



( Q. )

Nome Científico: – Gossypium herbaceum barbadense L. Malvaceae                                     
Orixá: Oxalá, Orumilá e Xangô Airá

Elementos: Ar / Feminino.

Nome Popular: Algodoeiro.
         
Ação hemostática com ótimos resultados nos casos de regras abundantes e nas hemorragias após parto, utilizado também nas inflamações e dores do útero, na retenção da placenta usado também para as contrações uterinas , na escasses do leite materno ele promovee faz aumentar a secreção das glândulas maamarias. Tranquiliza , acalma o cérebro , os ouvidos , acalma a mulher/homem que não consegue ter  filhos . Ajuda a apagar o ódio e a raiva . Acalma a ira . Pacifica os líquidos do corpo . 

sexta-feira, 8 de maio de 2015

ALFAZEMA ( ARÙSÒ )

ALFAZEMA DO BRASIL

 – ( F. ) 
Nomes Científicos : - Hyptis carpinifolia Benth., LAMIACEAE
                                – Lavandula Vera – LABIADAS .

Orixá: Oxum ( a dona dos perfumes ) 

Elementos: Terra / masculino.

Nomes Populares: Alfazema do Brasil, Rosmarinho.

Com as folhas maceradas faz-se banhos para a atração muito apreciados pelo povo da Umbanda que é considerado de "atração" .  Já no candomblé estes banhos são desaconselhados, pois podem atrair quem não se deseja também. Acalma e cura as dores da alma , as “dores de cotovelo”, afugenta inimigos .Boa para  amor . Cicatriza . Em forma de defumação misturada com: Alecrim, Benjoim, Mirra e Incenso atrai Boa Sorte.




FRUTOS, FLORES e FOLHAS de OXUM


Fruto: Banana Ouro, Obi e todas as frutas que são vincadas em gomos. 

Flor: Rosas amarelas, girassóis, margaridas.

Folhas : 
Abèbè Òsún – Hydrocotile umbelata L., UMBELLIFERAE – Erva - capitão,
Akárò – Hydrocotyle cymbellata L., -UMBELLIFERAE – Folha de dez réis,
Àlùbósà – Allium cepa L., LILIACEAE – Cebola,
Àsarágogó – Malvastrum coromendelianum L., MALVACEAE – Vassourinha de                                                    relógio,
Bánjókó – Wedelia paludosa DC , COMPOSITAE – Mal me quer, 
Éfínrín/Ífírín – Ocimun minimum L., Labiatae – Manjericão,
Ejáomodè – Eichornia crassipes Solrus , PONTEDERIACEAE – Água pé, 
Éurépepe – Spilanthes acruella Mart., COMPOSITAE – Jambo, 
Ewéàjè – COMPOSITAE (em classificação) – Folha da feiticeira, 
Gbègí – Cynodon dactylon Pers ., GRAMINEAE – Grama de burro, 
Gbóròayaba – Ipomea pes. Caprea Sweet , CONVOLVULACEAE – Salsa brava,
Jokojè / Ìjenjóko / Jokonijè – Aristolochia brasiliensis Mart., ARISTOLOCHIACEAE – Papo de peru ou Jarrinha,
Mísin – Mísin – Scoparia dulcis l., SCROPHULARIACEAE – Vassourinha ou Morfina,
Ójuóró – Pistia stratóides Jacq., ARACEAE – Erva de Santa Luzia. 
Òsíbàtà – Nymphaea alba L., NYNPHENACEAE – Nenúfar, 
Rín Rín – Piperomia pellucida H.B.K.,PIPERACEAE – Alfavaquinha de cebola. 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

FRUTOS, FLORES e FOLHAS de XANGÔ


Fruto: Banana São Thomé, Orogbo. 

Flor: Palmas vermelhas.  

Folhas : 
Ábitólá – Lantana camara L., VERBENACEAE – Cambará vermelho, 
Àgbaó – Cecropia palmata Willd , MORACEAE – Umbaúba, 
Àjàgbao – Tamarindus indica L. , LEGUMINOSAE – Tamarindeiro, 
Àjóbi fun fun ou Jinjin – Lithrea molleoides Engl. ANACARDIACEAE – Aroeira branca, 
Àjóbi pupa – Schinus therentifolius Rad. , ANACARDIACEAE – Aroeira vermelha, 
Àkùko – Heliotropium indicum L., BORAGINACEAE – Fedegoso. 
Ápaòká – Artocarpus integrifolia L., MORACEAE – Jaqueira, 
Àtòrìnà – Sambucus australasica Fritsch , CAPRIFOLACEAE – Sabugueiro. 
Étipónlá – Boerhavia hirsuta Willd , NYCTAGINACEAE – Erva-tostão / pega-pinto, 
Ewé èpè – Jatropha ureus L., EUPHORBIACEAE – Cansanção branco,
Ewé inón – Clidemia hirta Bail (et) DC , MELASTOMATACEAE – Folha de fogo, 
Ewé isín – Crotalaria retusa L., LEGUMINOSAE – Cascaveleira, 
Ilá – Hibiscus esculentus L., MALVACEAE – Quiabeiro, 
Ìpèsán – Guarea trichilioides L., MELIACEAE – Bilreiro, 
Ìrokò – Ficus maxima M., MORACEAE – Gameleira branca,
Osè – Bombax affinis L., BOMBACACEAE – Castanheiro do Pará,
Osùn – Bixa orellana L., Bixaceae – Urucum.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

ALFAVACA ( EFÍNFÍN )


( F. ) – Ocimun gratissima L, Labiatae 
Originária da Índia, possui aroma parecido com o Manjericão. Nas casas de origem Jêje-Nagô é conssiderada interdito. Usada como diurético, anti-séptico, estomáquico e doenças respiratórias, como tosses, gripes e resfriados. Age no amor , tranqüilidade , união de família , atrativo , abre a inteligência , acalma as inquietações emocionais .  
Orixás: Xangô, Omolú e Exú.
Elementos: Terra / Masculino.
Nomes Populares: Alfavaca-do-campo, Remédio de Vaqueiro, Alfavaca- cheirosa.


ALECRIM - (EWÉRÉ)



Quente 

Nome Científico: Rosmarinus Officinalis –

Em forma de chá esta planta é indicada nos casos de má digestão e gases intestinais, conservada em álcool, combate o reumatismo e encefaléia friccionando os locais; faz com que os problemas do coração se acalmem, é atrativo , limpa o ambiente .

Orixá: Oxalá

Elementos: Ar / Masculino

Nomes Populares: Alecrim, Rosmarino. Alecrim de Cheiro, Alecrineiro, Alecrinzeiro e Rosmaninho, além de ser chamada de “erva da alegria”, 

é uma erva bastante utilizada na medicina caseira, pois os óleos essenciais presentes na planta favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. As folhas secas ou frescas do alecrim são usadas na preparação de chás e tinturas; já as suas partes floridas são empregadas na produção de óleo essencial.
Propriedades do alecrim 
digestivo; Anti-inflamatório; diurético; Atua na debilidade cardíaca; Combate gases; Fortificante, Estimulante; Antisséptico; Antiviral; Antibacteriano; Antirreumático.

Indicações de uso: pode ser utilizado no tratamento de depressão leve, fadiga, dores de cabeça, enxaquecas, má digestão, gases, tosse, sinusite, bronquite, problemas de concentração, para fortalecer a memória, gastrite e úlcera estomacal, asma, coqueluche, gripes, febre, contusões, artrite, artrose, cistite, menstruação irregular, cólica menstrual, tensão pré-menstrual (TPM). Quando utilizado em banhos, o alecrim alivia reumatismos e cura feridas. É considerado um ótimo fitoterápico, devido à presença de substâncias bioativas em sua composição.

Modos de uso do alecrim: A erva pode ser utilizada nas formas de chá, inalação e como tempero.

Chá: Utilize uma colher (chá) de folhas verdes ou secas de alecrim para cada 250 ml de água fervente. Junte os ingredientes em uma panela e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe e beba ainda morno. O chá deve ser tomado de duas a quatro vezes ao dia.

Inalação: Utilize duas colheres (sopa) de folhas e flores secas de alecrim para cada 500 ml de água fervente. Junte os ingredientes e deixe descansar por 10 minutos com a panela tampada. Em seguida, coloque a panela sobre um local seguro, uma toalha sobre a cabeça e inspire o vapor pelo nariz e solte pela boca. É importante fazer a inalação e evitar o contato com corrente de ar fria para o tratamento de bronquite e sinusite.

Tempero: As folhas ou um ramo de alecrim podem ser acrescentados ao preparo de carnes, legumes, molhos, pães e assados.

Efeitos colaterais e contraindicações: É necessário ter atenção com a quantidade utilizada, pois em doses elevadas, o alecrim pode causar irritação gastrointestinal e dor nos rins. Também deve ser evitado à noite, pois pode prejudicar o sono. O alecrim é contraindicado nos casos de gravidez, epilepsia, problemas da próstata e gastroenterite.

ABÓBORA - ELÉGÉDÉ



 – ( Fria ) – Cucurbitapepo – CUCURBITACEAE
tira o calor do corpo – traz dinheiro – faz amigos reais – ajuda a  atrair – bom para amor .
- Orixá: Orumilá, Exú
- Elementos: Terra / feminino.
Nomes Populares: Abóbora-d'água, moranga, jerimum, abóbora de pescoço.

ABUTUA


– ( Quente ) – Chondodendrunplatyphyllus – NENISPERMACEAE
é anticoncepcional (talvez abortivo) elimina as coisas ruins da vida .


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Frutos, Flores e Folhas de IROKO


Fruto: Obi, orogbo.
Flores: todas flores Brancas e Silvestres
Folhas: A sua própria e as folhas obrigatórias de Sassain.