Árvore do Conhecimento

Árvore do Conhecimento

terça-feira, 30 de junho de 2015

EMBAÚBA (ÀGBAÓ)


QUENTE. 
Nomes Populares: Imbaúba, árvore-da-preguiça, Umbaúba, Umbaíba, Baúna. 
Nomes Científicos: Cecropia palmata Willd., MORACEAE; Cecropia peltata Velt; Cecropia hololeuca Miq.
Orixás: Ossaim e Xangô.
Elementos: Terra/feminino.
Esquenta o ambiente, as pessoas, traz vida e alegria. Afasta a inveja e o mal.
Encontrada na América Central ao Brasil, a embaúba é comum na mata atlântica, onde ocorrem várias espécies muito semelhantes.
Mateiros e erveiros, quando vão à mata coletar ervas, costumam colocar sob a embaúba oferendas de vinho moscatel, aguardente, fumo de rolo picado, mel e moedas com a finalidade de agradar Ossaim, para que este permita que os vegetais que procuram sejam encontrados, caso contrário, "passarão várias vezes pela planta procurada e não a verão". 
As folhas da embaúba são utilizadas em rituais e banhos de purificação para os filhos de Xangô. Nas casas-de-santo, é comum encontrar-se sobre as folhas de àgbaó, oferendas de frutos dedicados a Ossaim.
Os santeiros cubanos atribuem a embaúba, que eles chamamde igi ogugú e láro (Cabreira 1992:554), a Obatalá.
Na medicina popular, os frutos, que são comestíveis, utilizam-se contra asma e bronquite. O chá das folhas combate a pressão alta, sendo indicado, ainda, no tratamento de doenças respiratórias, pulmonares, cardíacas, renais e diabetes.

Uso medicinal da embaúba
As propriedades do chá de embaúba incluem a sua ação diurética, hipotensora, expectorante, descongestionante, cicatrizante, anti-diabetica, antiespasmódica e vermífuga. Os benefícios proporcionados pela planta incluem o tratamento das afecções das vias respiratórias, bronquite, tosse e coqueluche, além de atuar no fortalecimento da musculatura cardíaca. Os princípios ativos da embaúba incluem açúcares, taninos, resinas, pigmentos flavonoides, cumarinas, alcaloides e glicosídeos ambaina.

Como utilizar a embaúba? A embaúba costuma ser utilizada em forma de chá e a receita varia de acordo com a condição de saúde a ser tratada. Veja a seguir:

– Como diurético, ativador das funções cardíacas e circulatórias e para diabetes: Coloque uma colher (chá) de folhas picadas em uma xícara de chá e adicione água fervente. Tampe e deixe repousando por cerca de 5 minutos. Após isto, coe e tome 1 xícara de chá, de 1 a 3 vezes ao dia.

– Para corrimento vaginal, afecções cutâneas e feridas: Adicione 3 colheres (sopa) de folhas picadas a meio litro de água fervente. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos, depois coe e deixe amornar.
No caso de corrimento vaginal, faça um banho de assento para higiene íntima; para tratar afecções cutâneas e feridas, lave as partes afetadas com este líquido, várias vezes ao dia.

– Para afecções das vias respiratórias, asma, bronquite e tosse: Coloque 3 colheres (sopa) de folhas e brotos picados da planta em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por uma semana e coe.
A indicação é tomar 1 colher (café) diluído em um pouco de água, três vezes ao dia.

Um comentário: